diário nos bairros

Saúde e segurança são os pedidos dos moradores do Bairro Salgado FIlho

Da redação

Fotos: Natália Venturini (Diário)
Quantidade de animais em situação de rua e sem proprietários preocupam a comunidade

A comunidade da Vila Nossa Senhora do Trabalho, no Bairro Salgado Filho, reclama da falta de segurança no local. Eles dizem que, após o entardecer, não se pode mais andar pelas ruas da vila.

- É raro vermos o policiamento passar por aqui. Temos medo. É muito perigoso para nós e para nossas crianças - conta uma moradora que está no bairro há mais de 20 anos, mas que não quis se identificar.
O QUE DIZ A BRIGADA MILITAR
O Diário entrou em contato com a Brigada Militar, mas, até o fechamento desta edição, o órgão de segurança não havia dado retorno à reportagem.

Outra reclamação dos moradores é em relação às consultas no posto de saúde. Eles alegam que não encontram o médico no local e que ainda precisam pegar fichas para as consultas.

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

- Eles (posto de saúde) demoram muito para agendar nossas consultas. Se estamos doentes, pioramos - diz um morador que vive há 60 anos na vila e também não quis seu nome divulgado.

Além da falta de clínicos gerais, os pais reclamam da falta de pediatras. Segundo pessoas da comunidade, faz 10 meses que o problema é recorrente. Os moradores dizem que na urgência, precisam se deslocar até o Pronto-Atendimento Municipal (PAM) ou na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), loxalizados em bairros distantes da vila.

Eles também se dizem prejudicados financeiramente, pois gastam mais com esses deslocamentos, já que precisam pagar um táxi para chegar até o local.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de médico e a demora dos agendamentos
Conforme a Secretaria de Saúde, as vagas são abertas para agendamento todas às sextas-feiras, às 8h. Enquanto houver vagas, as consultas são marcadas. Ainda sobre os médicos, existem três clínicos gerais, um ginecologista obstetra, e mais duas equipes com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e agentes comunitários de saúde que atendem a Estratégia Saúde da Família.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de pediatra há 10 meses no posto de saúde
A Secretaria de Saúde diz que o pediatra que atendia a unidade se afastou há dois meses. Pela falta de pediatras no município, há dificuldades de reposição. As unidades Erasmo Crossetti, Centro Social Urbano, Oneyde de Carvalho e Floriano da Rocha possuem pediatras para a possível solução do problema. 

Buracos e insegurança preocupam moradores do Bairro Camobi

A população também reclama do abandono que vive na Vila Nossa Senhora do Trabalho, mesmo que as ruas tenham sido asfaltadas há sete anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o sentimento de abandono do bairro
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, no último dia 24 de novembro, foi assinado uma ordem de serviço para a pavimentação asfáltica das ruas do Bairro Salgado Filho, as quais irão contemplar os moradores da Vila Nossa Senhora do Trabalho. 

Além disso, nenhuma das vias tem placas, nem a pintura no asfalto para indicar a sinalização.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de sinalização de trânsito na vila
A demanda será repassada ao Setor Técnico para uma vistoria e inclusão do serviço no cronograma de trabalho, conforme diz a Secretaria de Mobilidade Urbana.

Vizinhos do Bairro Juscelino Kubitschek sofrem com buracos e faltam de ônibus

Outro problema apontado pelos moradores é a falta de horário do transporte coletivo:

- É raro ter ônibus aqui na vila. São mais no horário de pico. As paradas também estão bem ruins. Umas só tem a placa indicando. Outras só a estrutura e as que têm abrigo, não têm banco para sentar. É bem vergonhoso, um grande descaso conosco - lamenta uma moradora, que está há 39 anos no bairro e preferiu não se identificar.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de horários de transporte coletivo e a precariedade dos pontos de ônibus
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, pedidos para horários de ônibus podem ser feitos junto ao protocolo da secretaria, nos guichês 16 e 17 da prefeitura, localizada na Rua Venâncio Aires, 2.277. Quanto aos abrigos, o Setor Técnico fará uma vistoria para constatar as melhorias necessárias. 

De poucos horários de ônibus a paradas danificadas e inseguras, moradores sofrem com as longas esperas

Na Vila Nossa Senhora do Trabalho, é comum ver animais nas ruas. Eles estão, em sua maioria, em estado de abandono e maus-tratos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os animais em situação de rua
A Secretaria do Meio Ambiente diz que fez uma vistoria no local e os cães citados são semidomiciliados. A Central de Bem Estar Animal recomenda que os moradores recolham seus animais e obedeçam às regras de posse e guarda responsável. Para denunciar maus tratos, o contribuinte pode mandar e-mail, com a situação devidamente identificada, para [email protected].

Nos cruzamentos das ruas Ronda Alta e Zumbi, os moradores reclamam que o bueiro estoura constantemente. Eles relatam o quão é demorado para que seja consertado.

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

- Em dias de calor, o cheiro é muito forte. Nem fechando toda a casa, conseguimos fazer as refeições - diz uma moradora que está há mais de 30 anos no bairro, mas não quis dizer seu nome.
O QUE DIZ A CORSAN Sobre o bueiro
Conforme a Companhia Riograndense de Saneamento, o problema com o bueiro entupido é de responsabilidade da prefeitura.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o bueiro que estoura nas Ruas Zumbi e Ronda Alta
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que o atendimento para manutenção da rede pluvial é feita quando protocolos de reclamação são abertos pelo contribuinte ou quando os problemas são identificados pela equipe de manutenção.

Colaborou Natália Venturini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário nos Bairros